domingo, 2 de setembro de 2012

MIchael Jackson e Bubbles

Bubbles é o chimpanzé que viveu com o pop star Michael Jackson durante muitos anos.

Bubbles vivia numa clínica de câncer no Texas, onde era usado como cobaia para testes de remédios, até ir para a Califórnia em 1985 com o astro pop Michael Jackson. Durante a década de 1980 era comum ver o astro andando pra lá e pra cá com o animal, em cerimônias de audição e outros eventos, sempre vestido com roupas de ser humano. Participou dos vídeoclipes Liberian Girl e Leave Me Alone. Bubbles era super treinado e segundo Michael e sua família, ele escovava os próprios dentes, usava o banheiro de Jackson, comia na mesa com outros humanos e sabia fazer o moonwalk. Michael também tinha outros animais que ficaram famosos, não tanto quanto Bubbles, eles eram a jibóia Muscles, a piton Crush, a lhama Loise, o elefante Gipsy (cigana) entre outros.




Em 21 de novembro de 2002, Michael Jackson foi homenageado como "artista pop do milênio" na gala Bambi Awards, em Berlim, Alemanha. O prêmio Bambi, que é dado anualmente, homenageia as pessoas com novas visões e criatividade que nos dão esperança, alegria e energia.

Foi mostrado as partes do vídeo que caracterizou a canção de caridade "What More Can I Give". O vídeo apresentou estrelas gravação partes da canção, inclusive de Celine Dion, Michael deixou de andar com o animal no inicio da década de 1990. Foi descoberto que Bubbles estava vivendo numa reserva para macacos. Jackson disse que quando o animal entrou na puberdade, começou a ficar muito agressivo e mordia os outros constantemente, ficando impossível continuar com o bichinho. Depois da morte de Michael, Bubbles recebeu uma herança de 2 milhões de dólares, tornando-se o chimpanzé mais rico do mundo. Ele vive em um santuário para símios na Flórida chamado "The Center for Great Apes", e tem 26 anos. O treinador do chimpanzé, Bob Dunn, garante que o animal sente falta de Michael.

Bubbles na cultura

Bubbles ficou tão famoso que se tornou parte da cultura pop. Uma referência ao chimpanzé é feita no anime Dragon Ball Z, onde Bubbles é o macaquinho do Senhor Kaioh, que mora no céu. Ele também aparece nos Simpsons. Outra referencia é feita no clipe de Smooth Criminal do Alien Ant Farm, onde o vocalista canta com um chimpanzé no colo. Bubbles aparece no jogo Moonwalker.

Esculturas

Em 1988, Jeff Koons esculpiu uma estátua que retrata Jackson abraçando Bubbles. É a maior do mundo da cerâmica, e é toda de ouro. A peça mede 1067 x 1791 x 826 mm e é descrita como uma mistura da cultura pop com a alta arte. É a mais valiosa de um artista vivo. Em 1991 foi vendida a um comprador anônimo na Sotheby’s em Nova York, por US$ 5600000, um recorde. A peça atualmente pertence à Broad Art Fundation, que a empresta a vários museus.



Outra estátua de Bubbles e Jackson foi feita meses depois da morte do astro. Essa é baseada na estátua de Jeff Koons, mas com um estilo mais animado. A obra do artista Paul McCarthy, está no museu de arte contemporânea Hamburger Bahnhof, na Alemanha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário