domingo, 2 de setembro de 2012

Michael Jackson, a cobra e o rato!


Peter Guber, presidente e CEO da Mandalay Entertainment, escreveu um novo livro chamado “Tell To Win” (Dizer para ganhar). De volta ao final dos anos 80 e início dos 90, Guber foi CEO da Sony Pictures e, em seu novo livro, ele menciona um encontro que teve na época com Michael Jackson e como essa reunião se transformou em uma lição de drama. Você pode ler esse trecho do livro abaixo:


Assim que tiver o seu herói, o que é a emoção em movimento? O que nos mantém enfeitiçados, implorando por mais? Michael Jackson me ensinou, em termos inequívocos, a resposta é drama.

Em 1991, Jackson já era uma força a ser contada. Depois de renovar seu contrato com a Sony para um recorde de 65 milhões dólares, ele lançou seu oitavo álbum, "· Dangerous" com os singles "Black or White" e "Remember the Time", ambos  dominaram as paradas pop. Como CEO da Sony Pictures, eu entrei no estúdio de produção desse álbum e fui esmagado pela intensidade criativa de Michael e seu perfeccionismo.

Sua ambição não tinha limites. Mas quando o ativo mais importante musical da Sony me convidou para sua casa em Encino, para discutir seus planos de entrar em filmes e na televisão, fiquei surpreso. Michael tinha provado que ele sabia tudo que havia para saber sobre a música pop, mas os filmes eram um animal diferente. Ele queria produzir, bem como agir. Isso significava contar histórias. Será que ele poderia fazer isso?

Eu nem sequer tenho que fazer a pergunta. "Em ambos os filmes e música," Michael disse, "você tem que saber onde o drama é e como apresentá-lo." Ele me olhou intensamente por um longo tempo, e de repente se levantou. "Deixa eu te mostrar."

Ele me levou para o corredor no andar de cima fora de sua casa, onde paramos na frente de um terrário de vidro enorme. "Este", disse ele, "é Muscles".

Dentro, uma enorme serpente estava enrolada em torno de um galho de árvore. Sua cabeça estava seguindo alguma coisa no canto oposto do terrário.

Michael apontou com o dedo para o objeto de obsessão de Muscles. Um pequeno rato branco estava tentando se esconder atrás de uma pilha de aparas de madeira.

Eu disse esperançosamente, "Eles são amigos?"

"Se olham?"

"Não. O rato está tremendo.”

Michael disse: "Temos que alimentar Muscles com camundongos vivos, caso contrário ele não vai comer. Os mortos não chamam sua atenção.”

"Então por que ele não vai em frente e come-o?"

Ele disse, "porque ele gosta do jogo. Primeiro ele usa o medo para conseguir a atenção do rato, então ele espera, a construção de tensão. Finalmente, quando o rato está aterrorizado que até não pode se mover, Muscles  o come " .

Aquela cobra tinha a atenção do rato, e rato que tinha a atenção da serpente - e Michael Jackson tinha a minha atenção.

"Esse é o drama", disse ele.

"Ele está certo!" Eu disse. "Essa história tem tudo - estacas, suspense, o poder, a morte, o bem e o mal, inocência e perigo. Eu não posso suportar isso. E eu não consigo parar de assistir. "

"Exatamente," disse ele. "O que vai acontecer em seguida? Mesmo se você saiba o que é, você não sabe como ou quando. "

"Talvez o rato vai fugir."

Michael soltou um de seus alto, ri estranho. "Talvez."

Se eu tivesse a menor dúvida sobre o comando de Jackson como um contador de histórias, desapareceu naquele dia. Sua estratégia para ganhar profunda e claramente a minha atenção, me ensinou que nada agarra a nossa atenção mais rápido do que a necessidade de saber o que acontece?

Voltando na UCLA, perguntei Dan Siegel: “Me ajude a entender a partir de sua perspectiva como um neurocientista, porque as pessoas são tão fascinadas pelo drama”. Siegel destacou que as emoções não ocorrem espontaneamente. Também, como qualquer ator sabe, elas precisam ser convocadas à vontade. As emoções têm que ser despertada. "E a excitação aumentada", disse Siegel, "quando você não sabe se o leão da montanha ainda está lá, ou não sabe se a nave vai voltar, ou não tem certeza que ele vai ganhar a corrida. Você fica tenso entre a expectativa e a incerteza. A tensão emocional te leva a pensar que poderia ir por este caminho, mas pode ir por esse caminho, e se perguntar, o que vai acontecer?”

Quanto mais você quer saber o que vai acontecer, quanto mais você prestar atenção. E quanto mais atenção você der, mais você ouve, percebe e retém.

A razão pela qual eu estava tão impotente encantado assistindo a cobra e o rato de  Michael Jackson, era que eles estavam encenando uma história do desejo primal e pavor. Em algum lugar no fundo de nosso DNA, que todos nós temos essa história existe, porque, em algum estágio da nossa evolução, se não em nossa existência mais imediata, viveu essa história. Nós éramos as mais fracas presas que se escondia tremendo dentro da caverna enquanto os Dentes-de-Sabre esperava lá fora.

Extraído de "Diga To Win: Connect, persuadir, e Triumph com o poder oculto da História", de Peter Guber (Business Crown).



Nenhum comentário:

Postar um comentário