domingo, 2 de setembro de 2012

A História de Celine Lavail, uma jovem artista guiada por Michael Jackson

Esta é mais uma história comovente sobre Michael guiando uma jovem artista.

Neste caso, foi uma jovem desenhista chamada Celine Lavail.

Parece que Michael influenciou e até mesmo pessoalmente, sendo amigo e mentor de vários artistas em sua vida.

Não apenas músicos, cantores e compositores, mas qualquer tipo de arte também como: dançarinos, pintores, desenhistas, escritores, são alguns dos tipos de artistas.

Céline Lavail cruzou o caminho de Michael Jackson pela primeira vez em 1996, enquanto o astro estava hospedado em Monte Carlo, mas foi só dois anos depois que Michael, se sentiu tocado especialmente por uma de suas criações, e encomendou uma primeira peça de sua coleção particular. Este foi o começo de uma colaboração que deu origem a vários retratos encomendados da estrela: "Peter Pan", "Inspiration", "Archangel", "Allegory" and "Scared of the Moon"

"Mad Hatter", foi a última peça produzida para Michael Jackson, que era para ser entregue a ele durante o Verão de 2009, ela seria leiloada no início de 2010 como moldura no "The Official Michael Jackson Opus" para leilões de caridade.

A maioria das peças que Céline Lavail criou para Michael Jackson, são apresentadas na publicação luxuosa "The Official Michael Jackson Opus" (Kraken Opus Ed.). O semblante do Opus é homenagear à estrela por aqueles que lhe conheceram melhor, trabalharam com ele e aqueles que se inspiravam por seu trabalho, incluindo o reverendo Jesse Jackson, Quincy Jones, Berry Gordy, Smokey Robinson, Shaquille O’Neal, Paula Abdul, John Landis, Sugar Ray Leonard, Jimmy Jam, Spike Lee, Teddy Riley, Jane Fonda e muitos outros.  


The Official Michael Jackson Opus

Celine conta sua história:

"Eu tinha apenas 17 anos quando eu conheci o Michael Jackson. Era 1996 e ele estava hospedado em Monte Carlo por alguns dias. Eu sempre fui fã de sua música e eu ouvi dizer que ele também era um amante massivo da arte. Naquela época, eu costumava desenhar e esboçar muito como hobby. Meu plano era ir para o hotel e dar algumas das minhas imagens para o seu pessoal da segurança, na esperança de que eles iriam entregá-lo de alguma forma. Quando eu cheguei lá com as imagens, os seguranças entregaram a um membro de sua equipe.

Surpreendentemente, foi-me dito que Michael queria me ver. Eu não podia acreditar. Eu estava tremendo. Graças a Deus eu tinha os desenhos - se o pior veio do pior, eu poderia sempre esconder por trás deles. De repente eu estava sendo levada até sua suíte, até agora, aterrorizada. Quando entrei no quarto - cercado por seus assessores, pessoas de ternos - Michael estava ali, me recebendo com um grande sorriso. Isso me relaxou um pouco, mas eu sabia que as coisas seriam difíceis, porque o meu Inglês não era tão bom. Eu morava em Perpignan, na França, no momento, uma cidade perto da fronteira espanhola, mas eu só tinha aprendido algumas palavras do idioma na escola. "Eu fiz algo para você", eu disse. Ele olhou para as minhas imagens. Eu levei cinco ou seis desenhos, eles eram rudes, mas eu estava satisfeita com eles. "Você estuda arte?" Ele disse.

Eu disse a ele que não e isso provocou nele a reação mais inusitada: ele começou a bater palmas. "Você tem um dom", disse ele. "Ele vem de Deus, você tem que valorizar este dom e alimentá-lo. Por favor, continue criando, eu quero ver mais. "Senti orgulho e vergonha, ao mesmo tempo. Foi uma experiência surreal. Enquanto eu caminhava para fora da suíte, um membro de sua equipe me entregou um pedaço de papel. Nela estava o nome do assistente de Michael com um número de telefone. Foi-me dito que "o Sr. Jackson gostaria de ver mais da minha arte", e eu saí do hotel com a minha cabeça girando, sem palavras.

Quase que imediatamente, eu comecei a mandar alguns desenhos para Los Angeles, sem saber exatamente se eles estavam chegando nas mãos de Michael. Logo descobri que ele estava recebendo diretamente: eu desejava receber apoio dele ou sugestões. Gostaria de pedir sugestões para Michael. Eu queria saber em que eu deveria trabalhar e suas respostas variaram de uma única palavra como "realeza", ou uma cena muito precisa que ele queria ver. Na maioria das vezes ele dizia que queria me ver arrastar e desentranhar para ser criativa. Ele até me ligou um dia. O telefone tocou e uma voz perguntou: "Celine?" Eu o reconheci imediatamente, mas eu não podia acreditar. Michael Jackson, o homem que fez "Thriller", o dançarino que fez o moonwalk no programa de 25 anos da Motown, me ligou! Ainda assim, era difícil de igualar essa pessoa com a voz, porque ele era tão humilde e normal. Eu tinha enviado alguns esboços de Peter Pan e ele me disse que amou. Eu estava desenhando outros personagens da Disney para ele, mas ele me disse para ser "mais criativa".

"Você tem imaginação, eu sei", disse ele. "Faça algo que nunca tenha feito antes."

Ele me disse várias vezes para estudar e me inspirar nos grandes artistas. Fiquei surpresa quando percebi como ele era conhecedor da arte clássica. Ele me contou sobre Michelangelo, Delacroix, Leonardo da Vinci e Nicolas Poussin.

Nós conversamos sobre populares ilustradores modernos, tais como Norman Rockwell ou Scott Gustafson. Em seu quarto de hotel, havia muitas vezes pilhas de livros de arte. Ele gostava muito do estilo figurativo e gostava de tudo relacionado à fantasia. Seguindo o conselho andei para cima e para baixo na maioria dos museus de Paris, olhando para o trabalho de todos os grandes mestres e trabalhei duro para melhorar o meu ofício.

Em 1999, eu decidi que era hora de mostrar a Michael uma nova peça, que eu estive trabalhando: um retrato dele como Peter Pan. Eu sabia que ele iria adorar, ele gostava tanto desse personagem da Disney. Ele estava hospedado no Ritz, em Paris, então arrumei uma visita. Quando ele viu a foto, ele arregalou os olhos e me abraçou muito forte. "Eu adoro o Peter Pan", ele riu. "Eu sou Peter Pan!". Isso não foi tudo. Michael estava prestes a encomendar uma obra de arte minha. Ele apontou para os moldes delicados nas paredes que representavam querubins e baixinho explicou a cena exata que ele tinha em mente: "Os bebês estão adorando-me com amor e carinho, que representam a paz, amor e harmonia de todas as raças", disse ele. Esta obra viria a ser chamado 'Inspiration'.

Durante o processo criativo desta peça eu ocasionalmente recebi instruções da parte de Michael, me pedindo para adicionar ou remover alguns detalhes da composição. Na foto, Michael é retratado alcançando o dedo de um querubim, que é o Prince, seu primeiro filho. Quando ele finalmente descobriu este "detalhe" ele pareceu feliz. Ele acreditava que eu tinha sido inspirada por Michelangelo em 'Creation Of Adam'. No início, esta pintura foi pendurada em Neverland. Mais tarde seria reproduzida nas carretas que eram usadas para movimentação em torno do Rancho, embora eu não saiba onde elas estão agora. No geral, eu acho que ele tinha cinco pinturas minhas, além de uma jaqueta que fiz para ele e um livro.

Olhando para trás, um momento resumiu nossa colaboração. Lembro-me que Michael amava o fato de Michelangelo - um dos seus artistas favoritos - ter inspirado gerações de outros artistas. Seus grandes feitos foram ainda amplamente reconhecidos séculos após sua morte. Um dia, tive uma conversa muito interessante com ele sobre o poder da arte e da maneira que pode transcender o espaço da vida e raças. No final do nosso encontro, Michael me entregou um pedaço de papel.



Nele estava escrito: "Eu sei que o criador partirá, mas sua obra sobreviverá, é por isso que para escapar da morte tento vincular minha alma ao meu trabalho." Ele olhou para mim. "Michelangelo disse isso", explicou ele, embora, em retrospectiva, talvez seja uma maneira perfeita para descrever a vida de Michael Jackson ".

Algumas de suas peças:  

 Peter Pan

 Inspiration

Messenger

 Allegory

 Archangel
Fonte: MJ Privacy

Nenhum comentário:

Postar um comentário